Blog de apoio ao grupo Critical-MAC da unidade curricular de Multimédia e Arquitecturas Cognitivas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (UA)

24
Mar 10

Seria "eficaz" que existisse um esquema linear e hierarquizado sobre a organização das diferentes técnicas e instrumentos no sentido de tornar mais simples e objectivo a organização e desenvolvimento da nossa temática. Contudo, estamos a falar sobre investigação em ciências humanas…


Basta algumas leituras sobre metodologias de investigação em educação para chegar a conclusão de que não existe um consenso entre os autores sobre uma organização estruturada relativa às técnicas e instrumentos de investigação. As diversas técnicas podem variar de acordo com o seu carácter epistemológico (qualitativo, quantitativo ou misto) ou tecnicista, quando se refere ao processo de recolha, tratamento e análise dos dados.


O certo é que tudo gira em torno da questão de investigação. A natureza da questão é que define as técnicas e os instrumentos (Tuckman, 2000). Diante desta dependência da questão, bem como das diferentes visões/interpretações dos autores, faz-se claro assumir uma posição não-linear na nossa organização.


Portanto, esta fase de delineamento de uma estrutura para apresentarmos as técnicas e instrumentos de investigação está a exigir um grande esforço de sitematização e de fundamentação dos conteúdos.


Pensando em trabalhar uma organização mais sistémica das técnicas e instrumentos na wiki, questiono-me sobre como fazer com que os leitores percebam esta complexidade das inter-relações.


Fica aqui um desafio ;) 


Ticiana


 


Pois é Ticiana, a organização não está nada fácil. Mesmo agora acabo de ler um manual da Porto editora onde a organização apresentada assenta na divisão das técnicas de investigação em duas grandes "famílias": técnicas documentais e técnicas não-documentais, nestas últimas insere-se o inquérito (por questionário), observação e a entrevista. Entrevista considerada "fora" do inquérito.
Qual foi a linha de pensamento? A autora faz esta classificação com base nos pressupostos de que as técnicas documentais assentam na recolha de informação a partir de suportes bibliográficos e multimédia, enquanto que as técnicas não-documentais recorrem à observação directa ou indirecta. Só que desta forma ficamos com a entrevista "entalada" na técnica quando a já vimos referenciada como instrumento!
Do comentário do Professor Luís, adivinho que a wiki ficará um entrelaçar de ideias e concepções que pela sua própria dinâmica demonstrará as diferentes perspectivas e pontos de contacto.
sandraferrao a 25 de Março de 2010 às 12:22

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