Blog de apoio ao grupo Critical-MAC da unidade curricular de Multimédia e Arquitecturas Cognitivas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (UA)

06
Abr 10

Este exercício de preparar uma actividade para os nossos colegas de trabalho tem merecido muita reflexão.Sobretudo quando nos preocupa simultaneamente a parte criativa com a utilidade e efectividade da aprendizagem no que diz respeito à selecção de técnicas e eleição de instrumentos na investigação em educação.


 Para além da leitura da wiki, que esperamos que esteja organizada e desenhada de modo a evidenciar as diferentes perspectivas de autor e os diversos pontos de contacto entre as diferentes técnicas e instrumentos adjacentes, gostaríamos de apresentar na linha do que tem sido o nosso trabalho de doutoramento uma actividade que provocasse alguma discussão na análise/escolha de técnicas e instrumentos.


Assim pensámos em apresentar, numa primeira fase, colocar à discussão os nossos prórpios projectos..., mas depressa percebemos que isso talvez fosse arriscado no blog, ou não?


Depois, já com alguma patente e sem problema de identificação de autor, pensámos então em projectos dos nosso colegas de anos anteriores, será que há problema?


O tempo tem sido tão escasso, entre família, afilhados e amêndoas que tenho receio de não ver a amargura da nossa ingenuidade.


Aqui fica, colegas, o mote para a discussão da resolução deste problema: esperam-se comentários e boas ideias... 


4 comentários:
Olá Sandra!
Relativamente às vossas questões, penso que:
- quanto à discussão dos nossos projectos ainda temos muitas pessoas sem o fazer, apenas temos ideias; dependendo da estratégia delineada para as actividades, acho que seria interessante para o esclarecimento de algumas dúvidas que alguns possam ter nesta matéria, seria muito enriquecedor para todos;
- caso não conseguirem utilizar os projectos dos nossos colegas dos anos anteriores, uma alternativa seria utilizar os projectos de mestrados que fizemos;
- também podem pesquisar trabalhos de investigação em Instituições já publicados com estudos - direccionados à vossa temática.

Continuação de um bom trabalho
astrigilda a 6 de Abril de 2010 às 17:18

Obrigada pelo feedback Astrigilda!

Como a Sandra bem referenciou, estamos mesmo a dar algumas voltas sobre as estratégias a implementar na nossa actividade. Achámos que seria interessante confrontar nossos colegas com uma experiencial real de investigação.
As razões pelas quais optámos pelos projectos de investigação dos nossos colegas dos anos anteriores são: (i) ser um exercício que pode proporcionar contributos para estes projectos/investigadores; (ii) trazer contributos para nós que estamos a trabalhar na mesma área – Multimédia em Educação; e (iii) por existir alta probabilidade de não estarem publicados, e assim ter maior garantia de um exercício sem influência directa da fonte.
Esta última preocupação relaciona-se justamente com as tuas 2 últimas sugestões… Será que ao trabalharmos sobre fontes publicadas não estaremos a dar o peixe? Ou será que esta preocupação é irrelevante? …
ticiana a 6 de Abril de 2010 às 19:37

Antes de me pronunciar vou aguardar pelas reacções dos colegas. Pode ser?
lpedro a 6 de Abril de 2010 às 17:26

Desculpem a demora por reagir. Também temos estado atarefados em delimitar a nossa actividade.

Penso que a ideia tem pernas para andar. Acaba por ser um exercício onde podemos confrontar dúvidas sobre a própria delimitação do nosso objecto de estudo e a escolha por esta ou aquela técnica de recolha de dados.
Confesso que mesmo após tantos anos de elaboração de projectos, ainda me causa alguma confusão a diferenciação entre métodos e técnicas. Por isso, estou ansiosa pela vossa actividade.

Até já!


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