Blog de apoio ao grupo Critical-MAC da unidade curricular de Multimédia e Arquitecturas Cognitivas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (UA)

24
Mar 10

Seria "eficaz" que existisse um esquema linear e hierarquizado sobre a organização das diferentes técnicas e instrumentos no sentido de tornar mais simples e objectivo a organização e desenvolvimento da nossa temática. Contudo, estamos a falar sobre investigação em ciências humanas…


Basta algumas leituras sobre metodologias de investigação em educação para chegar a conclusão de que não existe um consenso entre os autores sobre uma organização estruturada relativa às técnicas e instrumentos de investigação. As diversas técnicas podem variar de acordo com o seu carácter epistemológico (qualitativo, quantitativo ou misto) ou tecnicista, quando se refere ao processo de recolha, tratamento e análise dos dados.


O certo é que tudo gira em torno da questão de investigação. A natureza da questão é que define as técnicas e os instrumentos (Tuckman, 2000). Diante desta dependência da questão, bem como das diferentes visões/interpretações dos autores, faz-se claro assumir uma posição não-linear na nossa organização.


Portanto, esta fase de delineamento de uma estrutura para apresentarmos as técnicas e instrumentos de investigação está a exigir um grande esforço de sitematização e de fundamentação dos conteúdos.


Pensando em trabalhar uma organização mais sistémica das técnicas e instrumentos na wiki, questiono-me sobre como fazer com que os leitores percebam esta complexidade das inter-relações.


Fica aqui um desafio ;) 


Ticiana


 


Olá Ticiana !

Este assunto realmente é bastante complexo. Tendo em conta as várias classificações feitas pelos investigadores, não fica fácil uma esquematização das técnicas de recolha de dados em investigação em educação.

Segundo Pardal e Correia (1995, p. 48), "as técnicas são um instrumento de trabalho que viabiliza a realização de uma pesquisa, um modo de se conseguir a efectivação do conjunto de operações em que consiste o método, com vista a verificação empírica - confrontação do corpo de hipóteses com a informação colhida na amostra". Os autores apresentam algumas técnicas de recolhas de dados, a saber: observação, questionário, entrevista, escalas de atitudes e opiniões, análise de conteúdo, análise documental e semântica diferencial.

De Bruyne et al. (1975) citado por Lessard-HÉrbert et al. (1994), identifica três modos de recolha de dados nas investigações qualitativas: o inquérito (entrevista ou questionário), a observação e a análise documental.

Boas leituras
astrigilda a 24 de Março de 2010 às 16:57

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